Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
AGENCIAS INTERNACIONAIS []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 6   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 6
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:461 - (736)
Autor:Roemer, Milton I.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Internationalism in Medicine and Public Health^ien.
Fonte:In: Bynum, W. F; Porter, Roy.Companion Encyclopedia of the History of Medicine^ien. London, Routledge, 1993. p.1417-1435.
Resumo:Como as comunicações e o comércio têm aumentado entre as nações em todas as partes do mundo, as pessoas têm reconhecido a interdependência de seus países com relação entre a saúde e os problemas de doenças de todos os outros países. Em seu sentido mais amplo, o trabalho internacional de saúde refere-se às diversas atividades de saúde resultantes realizadas através das fronteiras nacionais. Portanto, este capítulo perpassa por assuntos como a saúde pública mundial e sua evolução durante os séculos 18, 19 e 20, e a criação de agências internacionais de saúde^ipt.
Descritores:Saúde Pública/hstt
Saúde Mundial
História do Século 18
História do Século 19
História do Século 20
Humanos
Agências Internacionais/hstt
Missões e Missionários/hstt
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-02 - 013

  2 / 6
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:265 - (444)
Autor:Maio, Marcos Chor.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Demandas globais, respostas locais: a experiência da Unesco na periferia no pós-guerra^ipt.
Fonte:In: Maio, Marcos Chor.Ciência, política e relações internacionais: ensaios sobre Paulo Carneiro^ipt. Rio de Janeiro, Fiocruz, 2004. p.145-168.
Resumo:Analisa dois projetos que contaram com a participação direta de Paulo Carneiro. O Projeto do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica, que propunha a criação de um centro de pesquisas na Amazônia, contando com a participação de vários países latino-americanos; e o Projeto de Relações Raciais, organizado pelo Departamento de Ciências Sociais, aprovado pela Conferência Geral da Unesco de 1950 e teve como uma de suas atividades a realização de pesquisa piloto sobre relações raciais no Brasil, sendo considerado um marco na institucionalização das ciências sociais no país^ipt.
Descritores:Agências Internacionais
Organismos Nacionais de Ciência e Tecnologia
Relações Raciais
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura
Formulação de Políticas
Políticas y Cooperación en Ciencia, Tecnología e Innovación
Brasil

  3 / 6
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:264 - (443)
Autor:Elzinga, Aant.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:A Unesco e a política de cooperação internacional no campo da ciência^ipt.
Fonte:In: Maio, Marcos Chor.Ciência, política e relações internacionais: ensaios sobre Paulo Carneiro^ipt. Rio de Janeiro, Fiocruz, 2004. .
Resumo:Trata do processo de criação da Unesco e de sua atuação até as últimas décadas do século XX. Destaca a atuação de Joseph Needham e Julian Huxley, com seus discursos sobre a responsabilidade social da ciência e sobre a defesa de políticas que contribuíssem para a difusão da ciência como bem público, acessível a todos os países, em especial aos países periféricos. Além de analisar o processo de constituição da Unesco como organismo inter-governamental, o autor acompanha suas iniciativas de participação e interferência no debate de temas candentes como a energia nuclear, as políticas científicas, a exploração de recursos naturais e o desenvolvimento sustentável. Considera marcante o papel desempenhado pela Unesco como fórum para os países do Terceiro Mundo e espaço de questionamento do imperialismo científico e cultural^ipt.
Descritores:Fidelidade a Diretrizes
Atos Internacionais
Políticas e Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação
Política Social
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura
Agências Internacionais

  4 / 6
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:164 - (343)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Pessoto, Umberto Catarino
Título:As políticas de saúde para América Latina e Caribe da Organização Pan-Americana da Saúde e do Banco Mundial: uma análise dos documentos e seus discursos^ipt ..-
Fonte:São Paulo; s.n; 2001. 81 p. .
Tese:Apresentada a Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina/USP para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:Este estudo faz uma análise dos dicursos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) sobre políticas de saúde para a América Latina e Caribe, no período compreendido entre os anos de 1986 e 1994. A análise é realizada tendo como contraposição os discursos do Banco Mundial no mesmo período. Procura-se demonstrar que os dois discursos se construíram, se realizaram e se atualizaram em relação de heterogeneidade constitutiva. Para a realização desta tarefa apoia-se na corrente denominada de 'escola francesa de análise do discurso' (AD). Após a manutenção de uma longa polêmica discursiva, foi possível chegar à conclusão que a OPAS atualizou seu discurso a partir dos temas apresentados pelo Banco Mundial: financiamento, eficácia e eficiência. Houve um desequilíbrio associativo semântico entre universalidade, integralidade e gratuidade da atenção à saúde defendida pela OPAS. A defesa do princípio da não-exclusividade, pelo Banco, foi decisiva para aquele desequilíbrio. (AU)^ipt.
Descritores:ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
POLITICA DE SAUDE
Saúde Pública
Atenção Primária à Saúde
Agências Internacionais
Cooperação Técnica
AMERICA LATINA
 REGIAO DO CARIBE
Meio Eletrônico:http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-30102001-171810/publico/tde.pdf
Localização:OHS/ORH - D-02 - 001

  5 / 6
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:145 - (324)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Ministério da Saúde; *.Brasil. Fundo das Nações Unidas para a Infância; *.Rotary Clube Internacional; *.Organização Pan-Americana da Saúde*.
Título:[Termo de convênio firmado entre o Ministério da Saúde, o Rotary Club Internacional, o Fundo das Nações Unidas Para a Infância e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde]^ipt ..-
Fonte:Brasília; s.n; 05 ago. 1987. [7] p. .
Resumo:Termo de convênio firmado entre o Ministério da Saúde, o Rotary Clube Internacional, o Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, para execução do Plano de Ação Nacional Qüinqüenal 1987-1991 do Programa Ampliado de Imunização Para as Américas. Estabelece e regula a cooperação técnica entre as partes, cujos objetivos são imunizar todas as crianças e erradicar o vírus selvagem da poliomielite na região das Américas até 1990, além das metas especificadas no Plano de Ação Nacional. Define responsabilidades e compromissos das partes convenentes quanto à dita cooperação. Assinam o documento o ministro da Saúde Roberto Figueira Santos; o presidente da Companhia Pólio Plus no Brasil Archimedes Teodoro, pelo Rotary Clube Internacional; o representante da Unicef no Brasil John J. Donohue; e o diretor geral da OPAS Carlyle Guerra de Macedo^ipt.
Descritores:Governo Federal
AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
COOPERACAO INTERNACIONAL
POLIOMIELITE/prev
ACORDOS DE COOPERAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE SAÚDE
POLÍTICA DE SAÚDE
FIDELIDADE A DIRETRIZES
CONVÊNIOS INTERNACIONAIS
BRASIL
Localização:OHS/ORH - A-01 - 032

  6 / 6
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:143 - (322)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Ministérios da Educação e Cultura. Fundação de Assistência ao Estudante; *.Fundação Pan-Americana de Saúde e Educação; *.Organização Pan-Americana da Saúde*.
Título:[Acordo entre a Fundação de Assistência ao Estudante (FAE) e a Fundação Pan-Americana de Saúde e Educação (PAHEF)]^ipt ..-
Fonte:Washington, Brasília; s.n; 18 maio 1987. 4 p. .
Resumo:Acordo firmado entre a Fundação de Assistência ao Estudante (FAE) e a Fundação Pan-Americana de Saúde e Educação (PAHEF), em conformidade com o acordo celebrado entre a Organização Pan-Americana da Saúde e a FAE em 14/02/1985. Tem por objeto a edição, pela FAE, de uma série de manuais de atenção primária em saúde destinados a habilitar pessoal técnico e auxiliar na área de saúde. Estabelece Plano de Ação e condições de financiamento, pela PAHEF, dos mencionados manuais. Assinam o documento o secretário executivo da PHEF Clarence H. Moore e o presidente da FAE Carlos Pereira de Carvalho e Silva^ipt.
Descritores:ORGAOS GOVERNAMENTAIS
AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS
APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS
LIVROS DE TEXTO
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
ACORDOS DE COOPERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO
BRASIL
Localização:OHS/ORH - A-01 - 005



página 1 de 1

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3